Amacine

,
Logomarca da Amacine























A Associação de Mídias Audiovisuais e Cinema do Amazonas - Amacine Futuros Cineastas é um coletivo de audiovisual criado em 2000 para formar profissionais, produzir suas obras e depois exibi-las. Hoje o que é o maior movimento de cinema do norte do Brasil se transformou na Associação de Mídias Audiovisuais e Cinema do Amazonas criada em outubro de 2010.
A missão é ser um movimento de cinema independente que busque no ajuntamento de pessoas uma coletividade que se ajude para criar e desenvolver a sétima arte local na Amazônia.
Gerir oportunidades a todas as iniciativas de criações do audiovisual amazonense e difundir essas produções para todos os públicos, por diferentes espaços culturais pelo Brasil, sem fazer descriminação de crenças, raças ou status sociais.
Começamos com oficinas de cinema gratuitas em 2000 e fizemos o primeiro filme-escola chamado Boca da Noite de 12 minutos. Nesse formato foram realizados mais três (3) curtas metragem. Depois vieram as oficinas de cinema para produção de filmes de um minuto, exibidos em 2002 no primeiro Festival Um (1) Amazonas, que em 2011 realizou a sua 10º edição nacional.
Em 2005 criamos o Curta Quatro (4), para exibição de filmes de 4 minutos. Os nossos festivais são realizados com as três dinâmicas para formação de profissionais no audiovisual; Oficinas de cinema, Concursos de roteiros e Festivais para suas exibições.
Hoje passados 12 anos, a Amacine já realizou mais de 150 Oficinas de Cinema gratuitas em Manaus e 18 Municípios do estado, já ultrapassando as nossas fronteiras, chegando a Rondônia e Venezuela. Oferecendo oportunidade à realização de filmes para aproximadamente 3.500 pessoas e já produziu mais de 800 filmes de 1 minuto, 300 filmes de 4 minutos, 50 curtas metragem e documentários. Realizando assim um registro com as nossas identidades culturais na última década.
O projeto de cinema amazonense foi pensado para em um trajeto de 10 anos, com a intenção de formar 10 cineastas, que seriam os propulsores do cinema local. Porem, já superamos essa meta e temos mais de 400 pessoas trabalhando no audiovisual amazonense.
Gostamos muito de ver que criamos um cinema diferente com leituras às vezes fora do que se considera politicamente correto. As habilidades não foram pensadas para um resultado exato, simplesmente passamos os conhecimentos e deixamos os futuros talentos da sétima arte amazonense desenvolverem seus estilos e com suas peculiaridades. Hoje temos iniciativas em todos os gêneros e formatos. Filmes que retratam o nosso cotidiano com uma "visão de dentro pra fora" da nossa cultura. Coisas que não notávamos nas obras produzidas aqui por profissionais de fora, com outros olhares e que muitas vezes criavam uma visão distorcida no que realmente somos. A Amacine se orgulha do tratamento social que pratica na sua filosofia cinematográfica.
Em 2007 fizemos uma Mostra de filmes de 4 minutos para deficientes auditivos de Manaus. Em 2008 enviamos uma mostra com 60 filmes de 1 minuto legendados em português e com linguagem de libras para 200 Escolas e/ou Entidades afins em todos os 27 Estados do Brasil. Em 2011 realizamos a 3ª Mostra “Cinema Além da Imagem” que exibi filmes de 1 minuto, 4 minutos e curtas com áudio descrição, libras e legendas em português para serem assistidos por cegos e surdos. São enviados 100 kits para todas as Secretarias Estaduais de Educação e Entidades afins de todo país. O público sem deficiência vai assistir aos filmes com venda, para terem a mesma sensação do público alvo. Já produzimos curtas metragens tendo Deficientes Auditivos e Visuais como atores. Somos um produto audiovisual que pratica a inclusão social.

1 comentários:

  • 11 de março de 2014 às 19:33
    Unknown says:

    Belíssimo trabalho!!! AVANTE!!! Precisamos de movimentos assim!!!

Postar um comentário

SIGA

 

15ª Edição Nacional Festival Um Amazonas 2016 | Amacine Copyright © 2014 -- Organizado pela Amacine -- Layout importado pelo site Btemplate