segunda-feira, 23 de julho de 2012

Aposentado de 70 anos se consagra no festival do filme do minuto no AM

,
Moacyr Freitas faturou dois prêmios no Festival Um Amazonas.
Evento contou com a presença de sete cidades do interior do Amazonas. 
Tiago Melo Do G1 AM

                           
                       Com 71 anos, Moacyr Freitas foi o grande nome do Festival Um Amazonas de Cinema (Foto: Tiago Melo / G1 AM) 

Já os jovens Abrão Abreu e Leonardo Rocha, venceram o prêmio de melhor filme com o curta-metragem "Reflexo". “É a primeira vez que participo de um festival de cinema e está sendo incrível porque é um sonho meu, desde 2009, estudar e fazer cinema”, contou o roteirista da obra, Leonardo. “Sinto que comecei bem”, brincou. 
A cerimônia de premiação do festival de filmes com duração máxima de um minuto aconteceu na noite do último sábado (21) no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus
Além de filmes vindos de Manaus, outros seis municípios do interior do Amazonas estiveram com representantes no festival: Manacapuru, Codajás, Rio Preto da Eva, Novo Airão, Cacau Pirêra e Benjamin Constant

Sob novo comando 
A festa de encerramento contou com a participação dos diretores e da equipe Amacine – Futuros Cineastas, organização que promove o evento. Para Paulo Rodrigues, que está no comando do festival pela primeira vez, o evento tem crescido a cada ano. “Nesta edição, cerca de 45% dos filmes inscritos foram filmados com câmeras full HD. Isso mostra que os concorrentes estão levando mais a sério a arte de fazer filme”. 
Ainda de acordo com o organizado a melhora é sentida não somente na qualidade de imagem, mas também na fotografia e nos roteiros. “É perceptível a melhoria na produção cinematográfica amazonense. Atualmente, há, por parte dos diretores, uma preocupação com a fotografia e com um roteiro mais elaborado, sem, contudo, abandonar a temática do nosso cotidiano regional”. 
Para a edição de 2012, Paulo explicou que uma nova categoria foi inserida, mas que não mexeu no que já estava dando certo. “Incluímos a categoria ‘Mídias Livres’, que é a premiação destinada aos curtos filmados em celulares e tablets”. Com isso, somam-se nove as categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Júri Popular, Melhor filme de Campanha Ambiental, Melhor Filme de Campanha Social, Melhor Filme de Animação, Melhor Filme do Interior, Melhor Filme UMzinho (filmes com temática infantil), Melhor UM Fora da Lei (filmes trash) e Melhor Mídia Livre. 
Sobre a próxima edição, Paulo Rodrigues pode adiantar que serão realizadas palestras, debates e oficinas sobre cinema e produção cinematográfica durante o festival. 

                           
                                Cerimônia de premiação aconteceu em frente ao Teatro Amazonas, em Manaus (Foto: Tiago Melo / G1 AM) 

Veja a lista de vencedores do Festival UM Amazonas 
Melhor Filme – Reflexo, de Abraão Abreu e Leo Rocha - Manaus
Melhor Filme Júri Popular – O espelho, de Mitriane Gomes e Ariane Figueiredo - Manacapuru
Melhor filme de Campanha Ambiental – Legado Hereditário, de Moacyr Freitas - Manaus
Melhor Filme de Campanha Social – Reflexo, de Abraão Abreu e Leo Rocha – Manaus
Melhor Filme de Animação – Bio Consome, de Maxwell Duarte - Fortaleza
Melhor Filme do Interior – Feia, de Ladelson Paixão – Codajás
Melhor Filme UMzinho – Alma penada, de Noemi Araujo – Codajás
Melhor UM Fora da Lei – Assim sim..., de Ariel Coelho – Manacapuru
Melhor Mídia Livre - Armadilhas da vida, de Moacyr Freitas - Manaus 

0 comentários to “Aposentado de 70 anos se consagra no festival do filme do minuto no AM”

Postar um comentário

SIGA

 

15ª Edição Nacional Festival Um Amazonas 2016 | Amacine Copyright © 2014 -- Organizado pela Amacine -- Layout importado pelo site Btemplate